terça-feira, 8 de março de 2011

Pela Mulher


Nações Unidas criam agência específica para as mulheres
Fonte: Reuters – 28/02/11
A ONU Mulheres, nova agência das Nações Unidas criada para tratar especialmente dos assuntos ligados aos direitos e combate à violência com as mulheres.
A cerimónia que marcou o início oficial da nova agência transcorreu na última na última quinta-feira, com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora-executiva da nova agência, Michelle Bachelet, lideraram a cerimónia na Assembleia Geral do organismo.
A Assembleia Geral das Nações Unidas autorizou a criação da ONU Mulheres no fim de 2009, após longos anos de debates sobre a necessidade da agência. "A ONU aposta na mulher porque é o correto e porque é inteligente, talvez uma das coisas mais inteligentes que podemos fazer. Apoiarei a ONU Mulheres de todas as formas que puder, com minha energia e compromisso", prometeu Ban Ki-moon em seu discurso.
O secretário-geral afirmou que os esforços diplomáticos para estabelecer a ONU Mulheres fazem parte de um movimento global que procura pôr um fim definitivo na desigualdade, dar poder à mulher e erradicar a violência sexual.
Essas são as metas estabelecidas por Bachelet para a agência, cuja criação atribuiu ao descontentamento com o "ritmo lento" das mudanças na luta pela igualdade de géneros e a erradicação dos obstáculos impostos ao desenvolvimento socioeconómico da mulher.
"Minha própria experiência me demonstrou que não há limites para o que pode conseguir uma mulher", assegurou a ex-presidente do Chile, que arrancou entusiasmados aplausos do público com esta frase.
Bachelet lembrou que os indicadores internacionais demonstram que os países com maior igualdade entre géneros são os mais prósperos, enquanto as empresas privadas que contam com mais mulheres em postos de responsabilidade alcançam melhores resultados económicos.

Nota Ordidja
Uff! Finalmente a ONU criou um programa destina exclusivamente a mulher. Se o FNUAP assumia alguns assuntos relacionados com a mulher, julgo, que a ONU Mulheres, recentemente criada vai estar capacitada para resolver os problemas que infelizmente ensombram as mulheres, nas sociedades machistas que ainda dominam algumas regiões do nosso planeta.
Penso que todos os problemas relacionados com a mulher é uma questão de Vida. Apesar da emancipação, e sendo as mulheres, o baluarte da criação humana, pois sem a mulher não existiria vida na terra, não entendo como podem ainda existir maltratos e descriminação contra as mulheres.
No mundo hoje, existem cada vez mais mulheres a destacarem-se em várias áreas. Aliás no campo político está cada vez mais evidente essa mudança. Existem cada vez mais mulheres a assumirem cargos de relevo em alguns países. Na América-latina, multiplicam-se as presidentas, em África, a Libéria é ainda o único exemplo embora espere que a curto-prazo haja mais casos idênticos. O que esta realidade nos mostra é uma mudança de mentalidade do homem, em relação a aceitação da mulher como igual.
Termino este artigo felicitando todas as mulheres deste Mundo, pelo dia de hoje. Em particular a mulher lutadora que me trouxe ao mundo, Eugenia Saldanha. Obrigada minha mãe, por seres a fonte da minha inspiração e referência dos meus horizontes!