domingo, 1 de maio de 2011

O Papa Global


 Homenagem do Vaticano a João Paulo II

Fonte: Presbíteros

Por ocasião da beatificação de João Paulo II, o Vaticano faz uma homenagem realizando uma página web (www.joaopauloii.va) que acompanhará a jornada de 1º de maio percorrendo a vida do Papa através de alguns momentos mais significativos da sua história e do seu pontificado.
O site foi realizado privilegiando a força e a espontaneidade das imagens. No site estão presentes 500 fotos, 30 vídeos e 400 frases em seis idiomas, num total de 2.400 frases!

Em recordações do pontificado as imagens estão divididas em temas (por exemplo crianças, jovens, eleição, atentado, jubileu etc.) e cada tema é apresentado na forma de um ‘livro’ de imagens a ser folheado, e cada imagem é acompanhada por uma frase de João Paulo II.

A seção dedicada ao pontificado ano por ano é composta exclusivamente por vídeos. Também, uma das seções do site é dedicada exclusivamente às orações do Papa Wojtyla.
Todo o evento da beatificação poderá ser acompanhado ao vivo graças ao streaming colocado à disposição no próprio site.

O site foi projetado para todos os tipos de tecnologia: PC, Laptop, dispositivos móveis, smarphone, iPhone, iPad etc., característica tecnicamente complexa na realização mas fundamental para consentir a máxima utilização, principalmente por parte dos peregrinos que assim poderão ter acesso à página em qualquer lugar que se encontrem e com qualquer um dos dispositivos, para acompanhar a peregrinação, durante todas as jornadas da beatificação, seguindo os eventos através das imagens e das palavras do Beato João Paulo II e portanto rezando com ele.

Além do Serviço Internet do Vaticano e da Direção das Telecomunicações, este projeto contou com a participação de outras Instituições do Vaticano: o Serviço Fotográfico do L’Osservatore Romano, que colocou à disposição o arquivo fotográfico (para o Papa João Paulo II existem milhões de fotos!), a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano para os vídeos presentes, a Libreria Editrice Vaticana pelo livro Tríptico Romano que forma uma seção do site, a Sala de Imprensa e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Opera Romana Pellegrinaggi e a Congregação para a Evangelização dos Povos.

Opinião
Urbi et Orbi

Não foi preciso ir à Roma para receber bênção ao vivo e a cores, dum Papa. No pontificado de João Paulo II, à Guiné-Bissau, foi um dos países incluídos numa das viagens pastorais deste Papa, que marcou e marca a partir de hoje à Igreja de Cristo. Na minha própria terra, ou chão da minha nascença, recebi essa bênção no dia 27 de janeiro de 1990. 

Essa data  mantem-se como uma chama acesa para à Igreja guineense. Porque se não me falha a memória foi também num mês de Janeiro que sucumbiu a primeira figura de proa da nossa igreja, Dom Settimio Ferrazzetta. Lembro-me que na missa organizado ainda este ano, em Queluz, em honra do primeiro Bispo da Guiné, pelos jovens católicos guineenses,  um padre que acompanhava a celebração, lançou um desafio a Igreja da Guiné-Bissau em relação a participação do Dom Settimio no altar de Cristo.

Acabei de ver na TV, a transmissão da celebração beatificação do Santo Padre João Paulo II. Entre alguma comoção, emoção e júbilo estive a acompanhar a cerimónia, pela caixa magica. Durante alguns momentos rezei, agradeci e aprendi não só enquanto católico, mas enquanto humano, que mediante a coragem, abnegação e fé d’ outro humano, repara que existe o crescimento espiritual positivo. Deus Obrigado!!!

O homem tornado Papa, João Paulo II, foi e é um exemplo vivo, de Amor e Paz, que definem as bases da mensagem que Cristo trouxe ao Mundo, com uma intensidade única. O homem de que se fala hoje, foi uma figura marcante e revolucionou à Igreja. Pequenos exemplos: na religião, inaugurou o diálogo inter-religioso intenso, e fraterno com os outros credos; na sociedade, abriu à comunhão frutuosa com a juventude, num compromisso claro com o futuro; na política, facilitou o direito a dignidade e a liberdade dos oprimidos, sendo ele mesmo de origem polaca e por ter vivido sob duas ditaduras atrozes. 

O Santo Padre João Paulo II condenou todas as guerras ou invasões dos “Aliados”  como também enfrentou com sabedoria o Comunismo autocrático e o Capitalismo selvagem.  Sempre com uma atenção enorme e máxima urgência, socorreu e falou daqueles que sofriam as provações e os maltratos provocados, pela ação humana ou pela catástrofe natural. 

Foi realmente um Papa Global, ultrapassando a barreira do tempo e do espaço, tocando a todos com gestos simples como a Humildade, Bondade e Irmandade!

Um domingo como este, que começa com esta grande dádiva divina, fez-me acreditar ainda mais na VIDA humana como obra de Deus. E que todas as Vidas devem ser respeitadas como tal. Por tudo isso só encontro uma palavra!

Obrigado Beato JOÃO PAULO II!!!                



Nota Ordidja

Hoje aproveitei enquanto net-sapiens, e  fiz uma atualização do perfil na Google, postei até, uma fotografia e tudo! Confesso a admiração pela criatividade de algumas das informações, postadas pelas “mãos invisíveis” que configuravam no meu anterior perfil.

Aconselho ao prezado leit@r, que atualize sempre que puder o seu, ou vá dando um golpe de vista uma vez ou outra no seu PERFIL. Descobri que inventaram uma linda ocupação para mim: “Vida”; e que afinal tenho mais filhos do que corresponde à realidade e, algumas passagens que não valem a pena mencionar! Só peço a Deus, que haja estômago e paciência para tanta falsidade e brincadeiras de mau gosto, que nada mais provocam senão, náusea!

E para terminar esta nota, trago os versos, que consta do postal que o meu filho mais velho escreveu na escola, para a mãe. Versos que aproveito para dirigir a todas as mães deste MUNDO GLOBALIZADO!

“ Só há um lugar no mundo
Onde está sempre tudo bem…
É um lugar quente e fofinho
É o colo da minha mãe.
Há uma coisa que adoro
É quando me dás aqueles beijinhos
Com a ponta do teu nariz
Beijinhos!

Remna Araújo

Lindo, muito lindo, lindíssimo…
Um bom dia da MÃE!

Peace!!!     

Helmer Araújo