sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudante guineense agredido até a morte

Foto: Midia News

Fonte: G1
Mulher diz que africano morreu após ser espancado por 10 minutos em MT
Testemunha relata como estudante africano foi morto por PMs e empresário.
Universitário pedia dinheiro em pizzaria e acabou espancado até morrer.
“Ele não teve tempo de reagir e morreu em 10 minutos”. A declaração é de uma testemunha que presenciou a morte do universitário africano Toni Bernardo da Silva, de 27 anos, que foi espancado por dois policiais militares e mais um empresário em uma pizzaria em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (22). Por temer represálias, a testemunha preferiu não ter a identidade revelada.
Ela contou ainda que Tony chegou ao local pedindo dinheiro e que era comum ver o rapaz no estabelecimento. O estudante que cursou economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fez várias abordagens aos clientes do estabelecimento, até que ele chegou na mesa em que o empresário e a namorada dele estavam e pediu R$ 10. “Ele [Tony] deu um abraço nela por trás, o namorado deu um empurrão nele e os policiais foram pra cima do cara com socos na cara dele”, disse.
Uma outra moradora do bairro tentou apartar a briga, mas não conseguiu. O estudante morreu no local. Os policiais militares, ambos de 24 anos, estavam à paisana e, segundo a testemunha, a todo momento, se identificaram como policiais militares. O empresário, filho de um delegado aposentado em Mato Grosso, e os dois policiais prestaram depoimento à polícia e estão presos. Os policiais estão presos no 3º Batalhão da PM e o empresário em um presídio da capital. Na Justiça, eles deverão responder pelo crime de homicídio. Em depoimento, os policiais alegaram apenas que imobilizaram o rapaz.