sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nós - Fora dos Eixos


Victor Alegria e Helmer Araújo 
Uma semana intensa e produtiva. A preparar o “Livro na Rua” sobre a República da Guiné-Bissau que será lançada, no dia 24 de setembro, esta semana termina, sem dar tempo sequer, para dormir. Espero que à hora timbrada na publicação deste Post, seja testemunha. É tão bom quando temos, muito que trabalhar. Tem sido assim desde que pisei este chão chamado Brasil.
Graças ao irmão, camarada e colega Waldir Araújo, tive o privilégio de conhecer o Comendador Victor Alegria. Um homem simples, com uma sabedoria impar, um SENHOR das letras e um intelectual reconhecido aqui no Brasil. É com ele que tenho passado a maior parte do tempo, entre trabalho, conversas e desafios constantes sobre a escrita, na Thesaurus Editora Brasília.
Victor Alegria e Anderson Braga Horta
Sobre o Comendador Victor Alegria, muitos de certeza já ouviram falar, ele deu uma celebre entrevista a jornalista Fernanda Almeida na RDP-África, em 2009. Ele fundou em Brasília uma editora de culto, cujo a paixão pelo trabalho é notório. À Thesaurus, está sempre a publicar obras extraordinárias. Entre estes dias passado na Editora e o jantar oferecido em casa do Comendador (um bacalhau 5 estrelas) tenho mais de 7 livros para ler,  desde  poesia, romance, prosa até livros sobre saúde e bem estar.

Mas sobre à Thesaurus ainda, a convite do Comendador Victor Alegria,  vou passar a escrever crônicas e artigos de opinião no site:  http://www.nosrevista.com.br/
Se decidir com o click do rato visitar o site, não se estranhe se encontrar um artigo sobre a Guiné-Bissau, mas sobretudo, sobre uma Guiné-Bissau que quer se levantar. Uma Guiné rica, que uns tantos, insistem em fazer estender a mão para pedir ajuda externa, embora sentados em cima dum tesouro. Veio a minha memória aquela caricatura do faminto sentado em cima do baú de ouro. Chega por hoje, vou passar o fim-de-semana a ler o livro “fios da memória” porque marquei presença, no dia em que se lhe deu a LUZ. Foi nesse dia que conheci o poeta brasileiro da atualidade Anderson Braga Horta.