sábado, 8 de outubro de 2011

Já está à caminho de Bissau

Jorge Luis Mendes e Balibé Nhaga

         Governo africano cobra solução para morte de estudante
Fonte: Midia News
O primeiro-secretário da Embaixada de Guiné-Bissau no Brasil, Jorge Luís Mendes, encarregado dos Assuntos Políticos e de Cooperação, esteve em Cuiabá, na quinta-feira (6), para cobrar, oficialmente, esclarecimentos das instituições ligadas à Segurança Pública e aos Direitos Humanas sobre a morte do estudante africano Toni Bernardo da Silva. O jovem foi morto aos 28 anos por espancamento, na Pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, na madrugada do dia 23 de setembro passado. O secretário veio acompanhado da estudante universitária Babilé Augusto Nhaga, 25, que era esposa de Toni. Ela vai acompanhar o translado do corpo do esposo de volta para Guiné-Bissau (África Ocidental).

Mendes e Babilé se reuniram com a diretores da Polícia Judiciária Civil, representantes da Casa Civil e da Comissão de Direitos Humanos e com os delegados Antonio Carlos Garcia e Antonio Esperandio, ambos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo inquérito que apura o assassinato do estudante. As reuniões foram para cobrar esclarecimentos. Babilé disse ao MidiaNews que ficou muito abalada quando soube da morte de Toni. A jovem também participa do Programa de Intercâmbio PEC-G e, atualmente, estuda na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

"Foi muito triste. Estamos juntos desde quando éramos crianças, tivemos duas filhas. A mais velha faleceu, era para ela estar com 13 anos. Ficamos com a nossa filha mais nova, de nove anos. É muito difícil. Tínhamos sonhos. Vamos acompanhar tudo de perto", disse a jovem. O secretário Jorge Luís Mendes anunciou que veio em missão designada pela própria embaixadora Eugénia Pereira Saldanha Araújo, e que recomendou que fossem observadas todas as situações que envolvem o morte de Toni Bernardo.

"É um fato lastimável. Percebemos os esforços por parte do Estado e até do Governo Federal para que tudo fique esclarecido. Vamos acompanhar tudo de perto para que o caso tenha um desfecho. Estamos satisfeitos com as notícias e vamos dar os devidos encaminhamentos", disse o embaixador. Mendes informou que recebeu uma cópia de todo o inquérito policial e uma cópia das imagens do circuito interno da Pizzaria Rola Papo. Toda a documentação será entregue para o Serviço de Inteligência da Polícia de Guiné-Bissau.

Já o vídeo deve ser encaminhado para laboratórios especializados em capturas de imagens. A intenção é tentar melhorar as imagens que foram gravadas e que não mostram de forma nítida a agressão. O secretário informou que já foi feito o reconhecimento formal do corpo de Toni Bernardo. O cadáver seguirá para Guiné-Bissau no início da tarde desta sexta-feira (7).

Crime polêmico
Logo após a morte do africano, foram presos em flagrante o consultor de telefonia celular Sérgio Marcelo da Silva, 27, e os policiais militares Higor Marcell Mendes Montenegro e Wesley Fagundes Pereira, ambos de 24 anos.
Os três envolvidos no caso foram indiciados por homicídio qualificado e estão com prisão preventiva decretada pela Justiça. O caso foi concluído na última sexta-feira (30) pelo delegado Antônio Esperandio, da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

O advogado Ardonil Gonzalez, que defende os policiais militares, contestou a versão policial e revelou, em entrevista coletiva, na semana passada, que irá pedir a liberdade provisória de seus clientes. As imagens da câmera de segurança mostram Toni chegando ao estabelecimento e abordando, casualmente, alguns clientes. Testemunhas afirmaram à Polícia que ele estava pedindo dinheiro.

Em seguida, o estudante senta-se ao lado da esposa de Sérgio Costa, que também foi indiciado pelo homicídio, e teria fingido estar com uma arma. O casal se assustou, levantou da mesa e a confusão começou. As imagens não são claras e não alcançam o local onde o estudante foi agredido. Mas, segundo o advogado, ele teria tentado puxar a bolsa da mulher, e acabou caindo junto com o casal. No ato seguinte, os policiais teriam tentado segurar o estudante, para evitar sua fuga e prendê-lo por tentativa de assalto, segundo a versão do advogado.
Nota Ordidja
A agenda da missão do Iº Secretário da Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil, Jorge Luís Mendes, em Cuiabá foi frenética. Contactos e mais contactos, que iniciaram na quinta-feira com a visita a Delegacia da Policia que tem o caso nas mãos, e terminou com a reunião de ontem sexta-feira, na Universidade Federal do Mato Grosso. Isto para apurar a veracidade dos factos que originaram a morte do estudante guineense, inteirar das condições em que vivem os estudantes e, sobretudo, para que o país que viu nascer Toni Bernardo da Silva tenha uma informação completa e abrangente das situações em que ocorreu o crime vil e cobarde.
Já é de domínio público que o corpo sem vida do Toni Bernardo da Silva, está à caminho de Bissau, onde chegará nas primeiras horas da madrugada de terça-feira e não do sábado como tinha sido avançado neste Blog. Ontem o despojo do jovem estudante guineense deixou a cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso do Sul e, está no aeroporto de Guarulhos em São Paulo de onde seguirá para Lisboa para depois partir para Guiné-Bissau, terra natal do malogrado, na próxima segunda-feira à noite.