sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Próspero Ano vs Prósperos Futuros


"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, é sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, mas sim por não ter mais condições de sofrer" (Bob Marley)
 “The World Bank remains strongly committed to supporting the economic development of Guinea Bissau, and therefore encourages all leaders and citizens to respect the constitution and the rule of law. We look forward to a speedy resolution of the unrest so that the nation can continue working toward an inclusive, peaceful, stable and prosperous future.” Beldina Auma, World Bank Group - WASHINGTON, December 29, 2011 - http://www.worldbank.org/africa

Frases, frases e mais frases que se leram e estão a ser lidos de novo, neste final de Ano. Alguns fazem pensar (outros nem tanto, pela pobreza do conteúdo) em tudo o que foi este Ano. Mas “por-finalmente” como diria a personagem Odorico Paraguasu da novela da Glogo “O Bem-Amado” interpretado pelo ator Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo, estamos prestes a despedir do Ano 2011.
Continuo com dúvidas, dádivas, p. da vida, porque não foi nada fácil sentar e ter vontade de escrever algo. Normalmente se reflete neste período, quando é preciso fazer balanços.
É sintomático esta passagem do Comunicado do WB, frase que inspirou impulso e preocupação, para os que gostam de transpirar Esperança, Serenidade e Compreensão entre nós os guineenses.
Pergunto (no sotaque brasileiro)! Qual é pessoal? Estamos no final do Ano!
Temos que acreditar em idéias democráticas e sadias, com rosto no futuro... Olha amigo, os países estão a fazer planos, lançar novas sementes e estratégias, não estão a discutir lugares e muito menos formar bandos!      
Quando se chega num final de ciclo, tudo tende a parecer incerto...
É verdade, África perdeu filh@s com valor causando tristeza na música com a partida da “Diva do pé descalço” Cesária Évora, a quem rendo aqui a primeira homenagem.
@s ambientalist@s perderam muito, com o falecimento da queniana Wangari Maathai, prêmio Nobel da Paz em 2004, figura, que marcou o novo conceito do Desenvolvimento Sustentável.
Alguns líderes políticos, homens que a há 20 anos inspiravam milhões, tombaram. Outros com Dignidade, outros nem por isso..    
Estamos à véspera do início de novo ciclo, novos rumos para 12 meses, novos horizontes para 365 dias, novos sonhos para bilhões de corações, novos pensamentos para ilhões de neurônios.
É preciso e urgente, aquele acreditar no NOVO e BOM! O devir frutuoso!
Enquanto cybernauta, espero ler e refletir (não vá duvidar?) das tradicionais mensagens do final do Ano, das figuras de proa do Mundo das Nações, mas também enquanto simples cidadão desse mesmo mundo,  irei claro, tentar escutar, refletir “por-simplismente” (permita o leitor que cite agora o guineense Braima Dúvida-BD)  ao ler mensagens de escritores, críticos, e a grande salada que me cai aos olhos através da tela do PC.
E como senão bata-se leio sempre em termos oficiais e políticos, as mensagens de SE. Senhor@s President@s da República, President@s da Assembléia (caso as obrigações exigem) da President@s do Suprem@s Tribunal, Tribunal de Cont@s, Govern@s (aquele coletivo que nos dirigi), @NG, Associações, Movimentos   etc etc, e etc...O que se fez? O que nãos se fez? Em termos práticos!!! Ação amigo!!!
Permitam um parêntese para repisar, irei tentar ler todos, mas algumas mensagens normalmente entram na pilha dos inspiradores. No caso da Guiné-Bissau, as mensagens dirigidas aos fieis católicos, na noite do final do Ano, dos Bispos da Igreja Católica.
O Digníssimo Bispo de Bissau, Dom José Camnate, vai falar (escrever) para todos os guineenses, enquanto homem de Deus. Vamos escutar o que tem para dizer???
São, alias foram sempre, boas fontes de inspiração, essas mensagens. Nesta altura crítica então, com cenários de alto índice de incerteza que atravessa o nosso grande barco comum, “pikino na tamanhu garandi na fama” Guiné-Bissau, vai ser quase que obrigatório publicar uma mensagem dessa dimensão.  
O momento exige, e  aos Homens “mal amados” que essa mensagem os ajude a nutrir e definir novos caminhos pela Verdade.
Conto com aquela voz calma, serena e confiante, do Dom José Camnate, que sempre consegue falar não só para os corações dos homens de boa vontade, mas também para a alma, daqueles que ainda pretendem querer manter o Ethos de “homens de guerra” na nossa terra.
Fala-nos de novo e por outras palavras, da certeza de uma Guiné-Bissau Sã (!) onde um dia a Justiça (mesmo com suas lacunas humanas) vencerá a Vingança e Violência (mesmo com a sua estupidez).
Espero não ter extrapolado ao ler notícias, comentários, relatos, relatórios, contos de fadas, guiões, sinopses, pá... letras vivas, que falam da situação frágil que ameaça a Paz e Tranquilidade do Povo guineense.
Que situação atual, é esta? Que país é este?
É que, já tinha desistido da idéia de escrever algo mais, este ano. Falou mais alto um outro algo mais, e até que chegasse a esse ponto ou mais “um ponto”, para os que gostam de falar pontos, chamar os pontos, colocar ponto, e sem hesitação se  pegam a imprimir, emitir, imiscuir, omitir, redimir, e tudo o resto,  menos opinar...
Que é o meu caso!!!
Prezad@s,
Feliz e, Próspero Ano 2012...
Peace...
Fui!