quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quem decide é o STJ!!!

Colocou-se (ontem15 de fevereiro) um ponto final, no prazo de entregas das candidaturas as presidenciais no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau. STJ guineense recebeu 14 pré-candidaturas às eleições presidenciais antecipadas de 18 de março onde dois deste lote de pré-candidatos foram ex-chefes de Estado Henrique Rosa e Koumba Yala e cinco são caras novas na corrida as presidenciais, a saber: Carlos Gomes Junior, Vicente Fernandes, Serifo Nahmadjo, Afonso Té e Baciro Djá.

Dos 14 pré-candidatos, quatro apresentaram candidaturas como independentes, entre eles dois saem das fileiras do PAIGC, Serifo Nahmadjo e Baciro Djá os restantes têm o apoio de partidos políticos.

Henrique Rosa ex-presidente Interino e Empresário, Baciro Djá (mais novo) Ministro da Defesa, Luís Nancassa, sindicalista e Professor, e Manuel Serifo Nahmadjo, Presidente Interino da Assembléia Nacional Popular, concorrem para estas eleições como independentes.

Carlos Gomes Júnior, “primeiro-ministro” e Presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido atualmente no Governo e Kumba Ialá ex-presidente, concorre com o apoio do Partido da Renovação Social (PRS) que é o maior partido da oposição e que também faz parte do bloco recentemente criado com a denominação Colectivo da Oposição Democrática (COD) que aglutina 16 partidos da oposição guineense.

Depois surgem candidatos apoiados por partidos com fraca expressão, como António Afonso Té Coronel na reserva que é apoiado pelo Partido Republicano para Independência e Desenvolvimento (PRID)  Aregado Mantenque Té, do Partido dos Trabalhadores (PT), Serifo Baldé, do Partido Democrático Socialista de Salvação Guineense (PDSSG), e Iaia Djaló, do Partido da Nova Democracia (PND), Ibraima Djaló tem o apoio do Congresso Nacional Africano (CNA), Cirilo Augusto de Oliveira (mais velho) do Partido Socialista da Guiné-Bissau (PS-GB), Impossa Ié do Centro Democrático (CD) e Vicente Fernandes da Aliança Democrática (AD). Neste escrutínio não concorre nenhuma mulher. 
Teremos que aguardar o veredicto final do Supremo Tribunal de Justiça que terá cinco dias (20 de fevereiro) segundo a calendarização inicial, onde se saberá quais destes pré-candidatos concorreram às eleições presidenciais de 18 de março.
Quem decide é o STJ!!!