terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARABÉNS TVK

Premio Osiris FAO Prize 2013
A TVK acaba de ser premiada no Festival Internacional Agrofilm 2013, realizado na Eslováquia, de 30 de Setembro a 4 de Outubro de 2013,  com o prémio Osiris FAO Prize, pela realização do filme “Tapioca, fonte de nutrição e apoio na economia familiar”.

Dos 158 filmes que se apresentaram a concurso, apenas 50 foram pré-selecionados e apreciados por um Júri Internacional, o qual considerou que se tratava de um filme bem estruturado em termos pedagógicos, simples e com boa mensagem, tendo sido muito elogiado enquanto filme de desenvolvimento.

O prémio Osíris, patrocinado pela FAO, é uma estatueta do Deus egípcio que representa a “encarnação das forças da terra e das plantas” foi entregue na presença de altas individualidades como o Ministro da Agricultura da Eslováquia, o Presidente da Camara, o Reitor da Universidade e outros, numa cerimónia muito bonita que incluiu música e canto de ópera.

Tina Lobo, formadora dos jovens técnicos da TVK, que estava presente, subiu ao palco para receber este prémio em nome dos seus “meninos”. Ela, formadora em guionismo, bem como Andrzej Kowalski, que esteve na origem da criação de todas as televisões comunitárias da Guiné-Bissau e lhes deu a formação enquanto operadores de camara, bem como Assimo Baldé que assegurou a formação em jornalismo televisivo, estão também todos de Parabéns.

Para a AD é um orgulho ter apostado nestes jovens e ter contribuído para levantar alto o nome da Guiné-Bissau, no meio dos outros países premiados, como a Alemanha, China, Israel, Polónia, Espanha, Irão, Hungria, Eslovénia, Eslováquia e Republica Checa!