terça-feira, 11 de março de 2014

Pois...

                                              
Dr.ª Magda Robalo

Por: Magda Robalo

Hoje fui ao fundo do baú... e tive saudades! Tive saudades de um tempo em que me/nos foi permitido sonhar com um pais cheio de potencialidades, com um futuro promissor, um pais a ser desenvolvido pelos seus recursos humanos. Éramos jovens, acabados de chegar - uns há mais tempo do que outros; uns vindos do leste, outros do oeste, alguns formados ali mesmo na terra, outros na tarimba! Homens e mulheres guineenses!
                         
Fotos do baú da Dr.ª Magda Robalo

Éramos dinâmicos, sonhadores e inexperientes mas cheios de talento e com vontade de aprender e fazer. Ganhávamos pouco, muito pouco, quando se pagava salários, mas que importava? Tínhamos regressado a terra para dar a nossa contribuição e faze-la avançar. 
E o mais importante disto tudo e' que acreditávamos piamente neste sonho e não nos demos conta de que era um sonho... distante!

                               

Fotos do baú da Dr.ª Magda Robalo

Fomos a reuniões, fizemos reuniões, elaboramos planos e diretivas, vieram mais seminários e mais reuniões, atelier de formação e delegações, visitas de supervisão. Planos-quadro e planos estratégicos foram lançados, inquéritos feitos, vieram peritos e facilitadores,...
                         
                                            Fotos do baú da Dr.ª Magda Robalo
E o tempo foi passando... 

E o tempo passou...

Com ele, passaram os sonhos, os nossos cabelos embranqueceram, os nossos filhos cresceram, e a terra não avançou....

Ordidjanotando

Quem não se lembra da magistral crônica "Quem Me Ensinou A Excelência" da autoria do ilustre Dr. Geraldo Martins sobre a Dr.ª Magda Robalo, postado neste Blog. Se a memória falhar ao leit@r, não se preocupe, recorra apenas ao motor de busca da Ordidja que vai encontrar o artigo. Mais não digo, até porque a Dr.ª Magda Robalo, uma das mentes brilhantes guineenses, ao serviço da ONU, através da OMS, dispensa apresentações e quando li este pequeno texto na página do facebook, que testemunha as lembranças provocadas pelo périplo no baú, não tive como não partilhar com vocês. Até porque acredito que, esse sonho que a Dr.ª Magda fala, está mais perto do que nunca. Guiné na lanta!!! Guiné na avança!!!

Bota Fé!!!