sábado, 25 de outubro de 2014

Crônicas de uma remodelação anunciada

Victor Barros

… Ainda a propósito dos 100 dias de governo e governação do Eng.º Domingos Pereira, teria sido oportuno escrever algo no “timing” certo mas entendi que nisso de “timing” aqui na Guiné Bissau significa exatamente outra coisa, dai que resolvi esperar e …..Enquanto isso pude deliciar-me com alguns artigos sobre este tema que tenho que confessar que alguns estão muito bem escritos, com argumentos muito bem apresentados ao ponto de se quisermos parafrasear José Mourinho diríamos, que na GB e arredores temos milhão e meio de Primeiros-ministros, já que ao ler a explanação de ideias feitas aqui no face se pode facilmente chegar à opinião de que “Eles é que sabem”, eu não percebo nada disto, ….nem de “timings”.

Recuando ainda mais
A primeira coisa que me saltou à vista logo após a formação e apresentação do elenco governativo foi o facto de não me parecer ser este o governo do Eng.º DSP, este elenco não tem a sua "cara", algo ia mal, havia muita gente capaz e competente, com provas dadas, gente imaculada de fora, e havia alguma gente menos capaz, menos competente e menos imaculada ou até tramposa do lado de dentro.

Bom, como qualquer individuo esclarecido ao invés de começar a acenar com lenços brancos tentei perceber o porquê de gente desta estirpe estar ainda ou outra vez no governo ….

Aí compreendi 4 coisas:
I- Não se pode nem podem pensar ou querer ir todos para o governo nem todos para a função pública, alguém e alguns terão forçosamente de ficar na retaguarda e preparar a solidificação do poder, sim porque isto de pensar que a batalha esta ganha apenas porque se ganhou o partido e o governo e que já se ganhou tudo é ingenuidade pura, a grande batalha ainda esta por vir, a herança deixada por esta “Kambança” é deveras nefasta para quem pensar que chegar ao governo é o topo do K2, pois olha manter-se lá e governar então será o mesmo que chegar ao topo do Monte Evereste.

II- Depois de uma “Kambança” destas que não “Kambou” coisa nenhuma, seria bom começar com algumas caras (embora de caráter “duvidoso”) que ainda conhecesse os seus ministérios do que promover uma mudança radical (embora o país precise e… “menino inda sta na friu” como disse o Ady Teixeira) colocando pessoas imaculadas e competentes no governo e correr o risco de mais tarde ser acusado de total incompetência mesmo que rodeado de gente bastante competente.

III- Há duas formas de mostrar a alguém de que agir de uma determinada forma é um erro, ou se corrige logo (tipo, passou falou) e a pessoa nunca mais fará nada sem antes nos consultar, e aí teremos trabalho a dobrar, ou se deixa a pessoa provar a sua incompetência perante todos e com um simples ato ( eleva-se o patamar de exigência e da qualidade) cada um entende qual o seu lugar e….Coloca-o à disposição, atitude difícil de encontrar aqui na GB, estou a falar de demissão, claro. Ao que parece o Eng.º. DSP esta a deixar que cada um mostre a sua face oculta.

IV- Embora o Eng.º DSP tenha noção de que o país não tem mais tempo, nem espaço para experiências nem cobaias, convinha num primeiro momento, estabilizar, estancar a “sangria” e pilhagem do aparelho do Estado, preparar a estratégia de governação e apresentar aos doadores e depois aí sim colocar gente competente e de imaculado CV a gerir e a governar o país e o “budget” doado. E aqui encontramos a diferença entre um penso rápido e um curativo.

Daí que ao ler ontem o editorial do Jornal “Nô Pintcha” não tenha ficado surpreendido e os que conhecem o Eng.º DSP melhor do que eu também não devem ter ficado, os que pensam a GB e o povo Guineense também não...

“O Eng.º. Prevê uma remodelação dentro de 100 dias” by NÔ PINTCHA at 23.10.2014, ou seja haverá gente a ser “conde” em pouco mais de 200 dias….É chegada a hora de trabalhar para o país.

Não estou a dizer que não se tem trabalhado para o país desde que o Eng.º DSP formou governo mas já que conseguimos alavancar a “roldana”, agora é hora de a por a rodar e a alta velocidade, rodear-se de gente imaculada, competente e capaz de pensar o país e compreender o que é um compromisso com o estado. 

Gente capaz de levar este barco a bom porto. 

Mas também não vou embarcar naquela que diz que …”se retirarmos os do PRS do governo iremos provocar um caos social”, Caramba, isso é mesmo que dizer que no PAIGC não existe gente capaz de governar bem este país. Bem, podem sempre tentar justificar com uma de que se fez uma interpretação abusiva da frase, mas para mim uma coisa é clara e com a sua devida EXCEPÇÃO, Governa quem ganha e quem perde faz oposição.

Governar deveria ser como uma empresa, julgo até que o poderíamos chamar de Governo empresa, ou seja ao fim de cada período apresentam-se os resultados mediante os objetivos traçados à priori…..e quem vacilar…temos pena…..
Assim cada governante saberia que quando nomeia alguém para um cargo, estará a por em risco o seu posto, pois este dependerá do real desempenho do nomeado que por sua vez também terá objetivos a cumprir e a fazer cumprir…
O
ra estamos na GB, sabemos quem são os estratégas que orquestram os golpes de Estado, a eles lanço um aviso, “Não haverá mais espaço para boicotes nem para derrubes de governos ou provocações de eleições antecipadas, temos que provar ao mundo que somos capazes de viver em democracia, temos que conseguir cumprir um ciclo democrático, tal como fizemos eleições sem sobressaltos temos que saber mostrar ao mundo que podemos conviver com as nossas diferenças aproveitando sim as nossas semelhanças e melhorar o pais e a vida de todos”.

“A Governação não é para quem quer é para quem pode” By DSP in NÔ PINTCHA at 23.10.2014, apoio e digo que já deveria ter sido dito a mais tempo, falta a malta o entender, não sei….


Obs: Alguim fala “nô tem ku miti mom na lama”, maaaaaa bó purdam, pabia si nbim skirbi sobri lama, ó kim ku sta na miti si mom, si pé ó nós tambi i entra dja na lama……bó na bim panha raiba di mi…