domingo, 9 de novembro de 2014

Blaise Campaoré está exilado em Marrocos

Blaise Campaoré (esq) e o Rei  Maomé VI(drt)

País onde fez parte da formação militar e onde conheceu Thoma Sankara, Marrocos, foi o território escolhido pelo trocidário Blaise Camporé, para passar o exílio dourado. A semana escolhida pelos serviços da inteligência do reino marroquino para acolher o ditador burkinabê, não podia ser melhor. 

Enquanto todo o mundo ficou focado na questão da decisão de receber ou não (decidiu-se hoje sábado 8 de novembro pela não realização) a edição de 2015 da Taça das Nações Africanas, que se disputaria no país entre 17 de janeiro de 8 de fevereiro, devido ao risco de ébola, dava-se por completo nesta sexta-feira (7 de setembro), as formalidades do direito ao exílio do ex-presidente Blaise Campaoré e família. Sabe-se que a última vez que o ditador Campaoré esteve em Marrocos, foi durante uma visita privada entre os dias 16 a 20 de agosto deste ano.

Os marroquinos fundamentaram que “não esquecem os amigos” para justificar o deferimento do pedido de exílio do trocidário Campaoré que durante o seu regime em Burkina Faso, facilitou a entrada de várias empresas do reino de Maomé VI no país, e concedeu exploração de setores estratégicos como a energia a capitais marroquinas.