terça-feira, 19 de outubro de 2010

Finalmente em Lisboa o novo embaixador da Guiné-Bissau


Foto UE
Meeting Emabaixador Fali Embalo com Jacques Delors (1991)

Depois de alguns meses sem embaixador, a representação diplomática da Guiné-Bissau em Portugal respira de alívio, com a chegada do representante máximo. Vindo no último voo da transportadora área portuguesa TAP, com proveniência de Bissau, o embaixador Fali Embaló, nomeado desde Maio do corrente ano para representação diplomática guineense, nas terras lusas, só aterrou anteontem em Lisboa, para ocupar o posto de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República da Guiné-Bissau, em Portugal.

O embaixador Fali Embaló substitui o embaixador Constantino Lopes da Costa, que já está na Guiné-Bissau, a mais de dois meses. De referir que o jantar de despedida deste ultimo, organizado pela equipa da embaixada, teve uma participação notável dos membros das associações da comunidade guineense residentes em Lisboa, marcada até com momentos de alguma comoção, desmentindo assim todas as informações que lhe conotavam com um mau relacionamento com a mesma comunidade.

O embaixador Fali Embaló, teve como último posto a representação diplomática na vizinha Senegal, numa missão em que foi condecorado pelo Presidente senegalês, Maitre Abdulai Wade, com a «Medalha de Comendador da Ordem Nacional do Leão», durante uma audiência de despedida que lhe foi concedida na capital senegalesa, Dakar. Também desempenhou durante muitos anos o cargo de embaixador da Guiné-Bissau no reino da Bélgica e junto da União Europeia em Bruxelas.