quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cinco manifestações previstas durante a Cimeira da NATO

          Ilustração do site: contra_guerra_age.net

Fonte: Expresso

PSP garante – “estamos preparados para qualquer manifestação” 

A PSP anunciou hoje que estão previstas cinco manifestações autorizadas pelo Governo Civil de Lisboa contra a realização da cimeira da NATO, que começa na sexta-feira. 

As manifestações autorizadas foram hoje referidas em conferência de imprensa na sede nacional da PSP pelo chefe da área operacional do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), Luís Elias.

A primeira das manifestações previstas decorrerá na quinta-feira, no Largo Camões, ao passo que os restantes quatro protestos autorizados decorrerão no sábado, segundo e último dia da cimeira da NATO.

A PSP adverte os manifestantes para que "não utilizem indumentária de forma a ocultar a face ou a cabeça", bem como "objetos cortantes e/ou contundentes".

É também de evitar, prossegue a PSP, a "associação a grupos com cariz anarco-libertário".  
Questionado pelos jornalistas, o comandante Jorge Barreira sublinhou que a polícia está preparada para fazer frente às manifestações previstas.

"Estamos preparados para qualquer manifestação", sublinhou, escusando-se a adiantar o número esperado de cidadãos nas concentrações, que compete às "entidades organizadoras". 

A última manifestação agendada decorrerá pelas 14:00 de sábado, um desfile do Marquês de Pombal até ao Rossio "promovido pela União dos Sindicatos de Lisboa obedecendo ao lema "campanha pela paz e contra a cimeira da NATO em Portugal".

                     A banda da Manif passou, e a Ordidja registou
Notas & Informações - Ordidja
Panfleto da Minifestação contra NATO: "Porque somos contra Nato?"


"A Nato(Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1449 como organização militar para a defesa coletiva em relação à União Socialista Soviética. Esse papel é sublinhado no artigo 5 do tratado e afirma que o ataque armado a um dos membros é considerado como um ataque a todos os membros.

Nos anos 90, com a guerra civil na Jugoslávia, a Nato encontrou um novo papel: operações humanitárias. Em 2001, o 11 de Setembro deu-lhe outra razão para existir: a “guerra contra o terrorismo”.

A Nato é responsável por dois terços dos gastos militares mundiais. Os seus potenciais inimigos têm registos bastantes mais modestos: 6,3% (China) e 3,9% (Rússia)." 

Para além de tudo isso, a NATO foi a grande parceira de Portugal do regime Fascista, e graças a esta organização houve capacidade de aguentar as três frentes de Libertação.

Assinado: C.A.G.A ( Contra A Guerra Age)