quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

IIIª Parte da Entrevista com Martinho Dafá Cabi

                         Martinho Dafá Cabi
Pequena Retrospectiva

Durou, demorou, tardou e muitos outros – ous – mas finalmente temos pronto e conseguimos converter o Som da entrevista com Martinho Dafá Cabi. A questão que levou com que estivéssemos praticamente três semanas sem poder publicar, a componente sonora da entrevista, prendia-se com o facto do formado inicial do som estar no sistema (amr), que não se adapta aos parâmetros exigidos, não só para a edição, como também para escuta num PC.

É que o material de registo usado para a gravação foi, o meu telemóvel, de marca Sony Ericsson (é o que tenho) que aliás tem sido o meu utensílio para todos os trabalhos que tenho feito para o Blog. Acontece que se em relação às fotografias, não tem dado problema nenhum, em relação ao som (registo magnético) foi impossível postar. O problema coloca-se com uma outra questão, o Blogger onde está alojado à Ordidja, não está apetrechado para postar ou reproduzir sons áudio, e garanto que tentamos (de todas as formas possíveis e imaginárias) recorrendo à pessoas, com melhores conhecimentos e aptidões da componente digital e não conseguimos!

Mas como “tudo na vida tem uma solução”, a primeira solução encontrada para esse problema foi, recorrer à Rádio Renascença, minha antiga casa,  onde graças ao trabalho do grande técnico João Deitil e o prestigioso apoio do Carlos Calaveiras, consegui resolver a parte inicial do imbróglio, que foi a conversão do som de (amr) para (mp3) que dará para escutar a entrevista em qualquer PC.

Pequena ressalva, na Rádio Renascença, tive uma recepção extraordinária e extremamente calorosa, depois de alguns anos sem dar notícias e nem aparecer por lá, para saudar os colegas, e os velhos e bons amigos que por lá deixei. Como muitos sabem, há dez anos atrás, graças ao convite do jornalista António Pacheco, comecei a dar os primeiros passos, na arte de informar e comunicar nessa Estação. Para quem não sabe, à Rádio Renascença, é uma emissora católica que é líder de audiência em Portugal e foi a melhor escola de jornalismo, que me podia calhar!

Feitas as justificações pelo tempo de demora, para a publicação da terceira e última parte da Grande Entrevista, com o EX-PRIMEIRO MINISTRO MARTINHO DAFÁ CABI, aqui vai a nossa proposta para os seguidores atentos do Blog e a todos aqueles que estão interessados em escutar a última parte.
Ou seja, se quiser escutar a entrevista e quiser recomendar o som da mesma, poderá faze-lo, através deste e-mail: ordidja@gmail.com

Aceitem os nossos cumprimentos e tenham continuação de boa semana!

Helmer Araújo