quarta-feira, 20 de abril de 2011

Santa ignorância...

Ministra Adiato Nandigna
Foto:www.presidencia-gw.org

Guiné-Bissau: Governo não vai suspender «Última Hora»
Fonte: PNN Portuguese News Network

Bissau – O Governo guineense decidiu não suspender o jornal «Última Hora» que considerara que tem publicado um conjunto de artigos injuriosos que podem pôr em causa a estabilidade e a paz social. Segundo a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e Porta-voz do Governo, Maria Adiato Djalo Nandigna, para o executivo guineense alguns artigos publicados pelo semanário são de carácter insultuoso.

«Nunca mentimos senhora ministra ambiciosa…»; «A sua desinteligência também foi desmentida…»; «Saiba senhora ministra de curta memória (…)»; «(…) foi demasiadamente burra senhora ministra…»; «(…) senhora ambiciosa ministra de curta memoria», são alguns excertos de artigos publicados no «Ultima Hora», citados por Adiato Nandigna para justificar a intenção de suspender a publicação do semanário.  O Governo decidiu no entanto suspender a sua intenção de cancelar a publicação do «Última Hora», apelando, entretanto, aos órgãos da Comunicação Social de «reequacionarem» as suas linhas editoriais, sob pena de poderem ser retiradas as licenças de publicação ou de emissão, apesar destas ainda serem provisórias devido ao vazio legal ainda presente no sector da imprensa.

Lassana Cassamá  


Opinião

Ops! Temos que rebobinar, os factos…Mas antes permitam que saliente com parêntese (o governo guineense foi sensato, recuou com a decisão de “suspender” o jornal “Última Hora”). Ao concretizar-se esta decisão seria um desmando. Curto e claro! Embora à Democracia exista precisamente para travar o impulso de desmando. Mais vale tarde do que nunca. Bravo!

Facto 1 – O problema, se alguma vez houve, está bem focado. Pela recolha apresentada pela “super” ministra da (vou ver se consigo escrever tudo) Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e Porta Voz do Governo, Adiato Djaló Nandigna, os artigos considerados “injuriosos” e contra o “governo” são aqueles que atacam de forma direta a Senhora ministra. 

Ora, isso resolve-se e já se resolvia (antes mesmo deste governo existir) através dos Tribunais. Qual é a dúvida? Ou o governo ou melhor os governantes não devem ser sufragados? Aquilo que a porta-voz do governo considera de “insulto” ao governo, é afinal, a linha editorial da “Última Hora” que não lhe “solta o pescoço” chamando-a de “ambiciosa” insistidamente! Então chamar alguém de ambiciosa(o) é insulto? 

Bolas, até me fez lembrar aquela anedota, aquela: (vou tentar em duas linhas)

Uma dama de Pilun, ficou muito zangada, que considerou insulto e não gostou ,quando uma amiga do mesmo bairro lhe chamou, “simpática”… 
“Kuma i falal – Ka bu tchoman simpatika!... Nka misti randjau konfuson…Ka bu torna tchaman simpatika mas”; 
Tradução: Disse-lhe – Não me chames simpática…Não quero ter problemas contigo…Nunca mais volte, a chamar-me simpática.  Santa Ignorância…

Será “curta memória” tentar suspender à publicação dum jornal desta forma descabida, alias, como se mandou fechar tantos sítios em Bissau, em plena era democrática? Santa ignorância…

Facto 2 – “A estabilidade e a paz social” na Guiné de hoje, são mais fáceis de se colocar em perigo, ou pôr em causa, quando uma governanta, induz ao governo, a tomada duma decisão repressiva, do que, quando se questiona a capacidade e a integridade duma ministra, num artigo tornado público num jornal.

Portanto, senhora ministra, é politicamente perigoso, estas cenas que se assemelham, a um ensaio geral, sem ter pronto ainda, à LEI DE IMPRENSA. Fundamentalmente num país, onde todos os órgãos de Comunicação Social, incluindo a Rádio de Difusão Nacional (RDN), funcionam com licenças provisórias. Que timing mais desapropriado. Logo nesta altura, em que a região Ocidental está em polvorose, e vive momentos de alguma tensão.