quinta-feira, 29 de setembro de 2011

I° Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Delegação guineense com a Embaixadora Eugénia S. Araújo e SE Domingos S. Pereira

O I° Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) teve início ontem (28) em Brasília com casa cheia. O Salão Leste do Palácio do Planalto acolheu as delegações das Sociedades Civis dos países falantes do português num fórum que irá decorrer até próxima sexta-feira 30 de setembro, em Brasília.
Subordinado ao tema “Promovendo a participação social na CPLP”, os temas dominantes serão relacionadas com Infância e Juventude, Igualdade de Direitos da Mulher, Trabalho, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Segurança Alimentar, entre outros serão debatidas  entre Governos e a sociedade civil dos países da lusofonia.

Organizado pelo Secretariado Executivo da CPLP em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, o objetivo segundo a nota informativa da organização do fórum ressalva o seguinte: “pretende ser um espaço de integração efetiva das iniciativas existentes e das organizações da sociedade civil da CPLP.”
A cerimónia de abertura foi presidida por Gilberto Carvalho, Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e contou com as intervenções da Luiza Bairros – Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial, Domingos Simões Pereira – Secretário  Executivo da CPLP, Embaixador Paulo Cordeiro – Subsecretário-Geral de assuntos Políticos, Embaixador Nelson Manuel Cosme – Embaixador de Angola (país que preside a CPLP) e da Márcia Campos – Presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres –FDIM.
O discurso do Ministros Gilberto Carvalho foi marcado com comoção quando sublinhou  “quero pedir perdão em nome da presidenta do Brasil Dilma Rousseff e do Povo brasileiro aos nossos irmãos da Guiné-Bissau pelo ignóbil ato de violência cometido sobre o estudante guineense Toni Bernardo da Silva” solicitando de seguida um minuto de silêncio em honra ao malogrado estudante. “A nossa organização com 15 anos ainda é uma adolescente, tanto é que se percebe a sua rebeldia e vontade de crescer trazidas aqui pelas palavras sonantes do Secretário Executivo Domingos Simões Pereira” rematou Gilberto Carvalho.
Ministro Gilrberto Carvalho (Foto: Sabana Embaló)
Domingos Simões Pereira, fez uma das melhores intervenções da sessão de abertura . Eloquente e extremamente frontal o Secretário Executivo da organização enfatizou “a nossa organização tem que deixar de ser uma organização que ao realizar fóruns desta natureza, cria um conjunto de intenções cujo as resoluções finais não passam de letras mortas”. Houve depois momentos de cultura com o lema: “Cultura como instrumento de integração” e a sessão terminou com a exibição da curta metragem “Uma Viagem a Cabo Verde” vencedora do último Festival de Cinema da Língua Portuguesa realizada na cidade brasileira, João Pessoa. 
SE da CPLP Domingos Simões Pereira (Foto: Sabana Embaló)