segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grito


“Nem todos os tipos de verdade são iguais, mas isso não equivale dizer que o conceito de verdade careça de conteúdo ou que toda a ‘verdade’ é uma construção tão caprichosa e imprecisa como as falsidades que se lhe opõem.” Fernando Savater
Agora vamos lá aos entretantos. Recebi esta mensagem que publico aqui, através das amizades que vamos construindo pela WEB. Paulo Costa, é um desses amigos. Ambos fazemos parte do Clube de Amigos Augusto Cury, um dos escritores que tenho lido ultimamente co regularidade. Gostei tanto, tanto, que quis partilhar consigo; aqui vai:    
"Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: -
Porque é que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma - disse um deles.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao nosso lado? Questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, respondeu outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: - Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
- Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito. Para diminuir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos os seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:- Quando discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta. Feliz e Abençoado Domingo!"
Paulo Costa
Nota Ordidja
Boa semana!!!