sábado, 7 de janeiro de 2012

Botche Cande dobra o tempo do PM Carlos Gomes Jr. na TGB

http://www.televisao-gb.net

 Antes de mais gostaria de felicitar (o brasileiro diz – parabenizar) a direção e todos os funcionários da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) pela criação do site: http://www.televisao-gb.net/ . Agora mesmo embora com um som muito baixo (no meu PC), estou a ver imagens e acompanhar algumas  notícias do nosso país.

Sendo um canal público de televisão, a “Linha Editorial” já se conhece e não me surpreende que os governantes gozem de maior tempo de antena. Sendo um país democrático, espanta-me que poucas vezes escute da parte dos partidos de oposição reivindicações, em relação a distribuição do tempo de (antena) imagens em relação ao Governo.
O retrato da partilha de tempo entre os membros do executivo está pelo menos nas duas edições que pude ver a favor do Ministro do Comercio, Botche Cande. Se na primeira edição o Ministro da Defesa Baciro Djá gozou do estrelato, já na segunda edição que pude assistir, Botche Cande , bate record com cerca de 6 minutos de intervenção na TGB. Mesmo a ministra de tutela Adiatu Nandigna, consegue superar o seu colega, muito menos o PM Carlos Gomes que nem chega a metade do tempo do seu subordinado.
Agora pergunto?
Será que as próximas edições serão iguais as estas duas edições que supracito? Será que vai ser mais do mesmo?
Ah, só para terminar, gostei da passagem em que o ministro Botche Cande, durante a reunião de felicitação do Ano Novo aos funcionários do ministério em que ele é o timoneiro, apresenta uma bela aula de “cultura ingeral”. É que fiquei com a sensação que aquele ministério não tem Programa, tanto é que ele (o ministro) solicita e desafia aos funcionários a criarem Projetos, “porki só ku projetos ku nô pudi bai pa dianti...” afirmou.
O ministro Botche Cande, que foi estrela durante a última edição do Telejornal da TGB, (é verdade) também falou das missões sem resultados ao estrangeiro recorrendo àquela parábola gasta, do vocabulário dos governantes guineenses. Força colegas da TGB, ganharam a partir de agora um telespectador incondicional.
Botche Cande