domingo, 22 de janeiro de 2012

Escolha do sucessor de Malam Bacai Sanhá

Esta bandeira nos une
Fonte: Público

Presidenciais na Guiné-Bissau a 18 de Março
As eleições para a escolha do novo Presidente de Guiné-Bissau serão a 18 de Março, determina um decreto desta sexta-feira do chefe de Estado interino, Raimundo Pereira.
Os guineenses serão chamados nesse dia a escolher o sucessor de Malam Bacai Sanhá, que morreu no passado dia 9, aos 64 anos, em Paris, onde estava internado por diabetes e problemas cardíacos. O funeral do anterior Presidente, eleito em 2009, para um mandato de cinco anos, realizou-se no passado domingo.

O primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior é considerado o provável candidato do partido governamental, o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde).

Observadores ouvidos pelo PÚBLICO após a morte de Malam Bacai Sanhá referiram também como candidatos possíveis Raimundo Pereira, presidente da Assembleia Nacional e chefe de Estado interino, e Henrique Rosa, que em 2009 conseguiu quase um quarto dos votos na primeira volta. Kumba Ialá, ex-Presidente, é também visto como potencial candidato.

Fonte: A Bola www.abola.pt

Eleições presidenciais na Guiné-Bissau agendadas para 18 de março

Por Redação

Um decreto do chefe de Estado interino, Raimundo Teixeira, determina que as eleições para a escolha do novo Presidente de Guiné-Bissau serão a 18 de março.

Nesse dia a população poderá eleger o sucessor de Malam Bacai Sanhá, que morreu no passado dia nove, em Paris.

O jornal Público avança como potenciais candidatos o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, o presidente da Assembleia Nacional e chefe de Estado interino Raimundo Pereira, Henrique Rosa, que em 2009 também concorreu e Kumba Ialá, que já ocupou o cargo.”

Ordidja-Notando

Porquê que se escolheu o "O Publico" e  a “A Bola” dois jornais portugueses, para lançar o nome do PM? Será que através dum jornal de Futebol, vai ser mais rápido o “Golo”? Muitos já falam da inconstitucionalidade da coisa. Todos já deram conta. Alguns juristas guineenses já pronunciaram, e claro outros tantos irão ainda sentenciar, analisar, opinar e etc-nar. Marquem outro calendário, e que o PM continue PM! É a minha opinião!!!

O músico Sido cantou “Bola sta na bantaba” alguns jornais portugueses já estão a meter o “bedelho” em assuntos que pouco respeito lhes diz. Vão avançando nomes... O povo da Guiné-Bissau sempre tem exercido serenamente o seu Direito ao Voto! E tenho a certeza que vai ser assim, há não ser que os angolanos, nos alterem essa forma de ser.

Política não pode ser um tema que nos divide ao ponto de guerrearmos! Sendo apaixonante e nobre, à política, mais do que nunca pode e, vai unir-nos. Eu acredito!!! O adversário político não é inimigo! Tirem isso das vossas cabeças irmãos, companheiros e camaradas...

Malta, temos apenas 56 dias para o escrutínio...

Vamos fazer valer a nossa irmandade, amizade, fraternidade, solidariedade e etc-ndade...


Sentido figurado da questão do artigo d’ “A Bola”
Este mesmo jornal publicou esta foto no dia 26 de Dezembro e foi buscar como fonte “Jornal de São Tomé”

Cito: “O Jornal de São Tomé avançou que Bissau está em Estado de Sítio devido a movimentações militares e tiros na zona do Quartel-general das Forças Armadas, em Amura, sem registo de vítimas mortais.”

Tentem  parar com os maus presságios... 


Vale a pena dizer (escrever) vai ser preciso “ver para querer” que nem São Tomé...

Fui