quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Após suicídio, Aaron Swartz dá nome a lei de crimes da web


Aaron Swartz (Foto: OutrasPalavras)
Fonte: Terra

O suicídio do hacker e cofundador do Reddit, Aaron Swartz motivou um parlamentar americano a criar um projeto para alterar a lei de crimes de invasão de computadores nos Estados Unidos, informa o site americano The HillZoe Lofgren, da Califórnia, postou uma cópia do projeto de lei no site Reddit. Swartz estava sendo processado por obter documentos da empresa JSTOR e do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) invadindo o sistema das instituições.

"Não há como reverter a tragédia da morte de Aaron, mas podemos trabalhar para evitar a repetição dos abusos de poder que ele experimentou", escreveu o parlamentar no post que acompanhava o link no Reddit. Ele acrescentou que o governo foi capaz de cobrar "encargos desproporcionais" contra Swartz por causa do "amplo leque da lei de fraudes de informática (CAFA) e do estatuto de fraude eletrônica.". Agora, o parlamentar espera criar a "Lei de Aaron," que excluiria termos de violações de serviço da legislação.
Lofgren disse que pretende buscar copatrocinadores para o projeto de lei nos "próximos dias" e pediu aos usuários do Reddit para apresentar o seu retorno sobre a proposta.


Entenda o caso
Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, cometeu suicídio em Nova York na última sexta-feira, dia 11, aos 26 anos. Ele foi encontrado em seu apartamento e, segundo o laudo médico, morreu por enforcamento.
Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet. Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

À época, a juíza Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT. "Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares", disse Carmen em comunicado à imprensa.
O RSS, de co-autoria de Swartz aos 14 anos, é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades. O Reddit é um site de notícias baseado no compartilhamento social de conteúdo.