terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entre da e para, existe uma grande diferença...


 Sabe-se que o P.A.I.G.C é um partido fundado nos anos 50, não coloco uma data precisa da sua criação, tendo em conta que já se sabe que não foi em 1956 como sublinham os manuais  e as sebentas criadas pelo partido. Mas não é data da fundação do partido, que é relevante e me interessa neste momento e, nem é essa a razão deste post, mas sim esta tentativa de “desconstrução” do significado do partido escancarada na sede nacional do mesmo, colocado pela direção cessante, como se vê na foto. O significado das siglas do PAIGC é inequivocamente: Partido Africano Para a Independência da Guiné e Cabo-Verde e não como está escarrapachado de forma errada no letreiro da sede: Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde.

Valho-me da oportunidade, para pedir a nova direção do partido que corrija este fato precípuo, que distorce um pouco o verdadeiro sentido das palavras quando foi cria do o partido. Acreditando que o novo presidente, Eng. Domingos Simões Pereira, dotado de um admirável senso prático, fará a reposição do verdadeiro significado das siglas e de cada palavra que deram origem à criação do partido, até porque não havendo a disciplina Formação Militante, o erro supracitado pode confundir as novas gerações.

Preposição: da/de
Estabelece uma ligação entre duas palavras, (geralmente uma relação de subordinação), podendo expressar: origem, procedência, posição, ponto ou estado inicial, afastamento, posse, autoria, lugar, local, dimensão (extensão, peso, etc.) quantidade, valor meio, época, período, tempo, instante  etc etc e etc

Prefixo: para
 (latim paro, -are, preparar, esforçar-se para obter ou conseguir)
Entra na composição de um grande número de palavras com várias significações: ao lado, além, acima de, a par de, à volta de, para, contra, quase (ex.: paranormal, paraolímpico, paratexto).

Fui!!!