domingo, 10 de maio de 2015

Abertura da semana da Kriolofunia

Praça Che Guevara
Uma iniciativa da Universidade Amílcar Cabral em parceria com a Cooperativa de Produção, e Divulgação Científica(Corubal) e a  Associação de Escritores Guineenses(AEGUI).

Sob o lema “1 lingu, 3 centrus di kultura 3 jardin di prasa”, celebra-se  a língua, a cultura e as praças da cidade enquanto património identitário e de referência coletiva dos guineenses. Neste sentido, propõe-se utilizar lugares que possam permitir maior interatividade e possibilidades de apropriação dos espaços públicos onde o kriol é recriado e reinventado.

Isídro e o grupo de mandjundadi Bambaram
 

Tendo sido a primeira edição centrada sobre as expressões do crioulo, nesta segunda edição o foco será sobre o debate em torno do eixo escrita-ortografia. Deste modo, nas sessões de djumbai serão destacadas as relações entre Escrita, Morfologia e Sintaxe do crioulo; a utilização dos Acentos Auxiliares da Escrita; a Harmonização da Escrita; a Normalização do Alfabeto.

MC Lady

A semana será preenchida com diferentes manifestações culturais, com destaque para teatro, lançamentos de livros em kriol, exposição de obras inéditas de artes plásticas sobre a estória do crioulo, sessões de poesia, debates e atuações musicais de diferentes grupos e géneros visando a preservação deste património identitário nacional.

A sessão de abertura terá lugar no dia 10 de Maio, domingo, pelas 19h00, na praça Che Guevarra e contará com participação de agrupamentos de mandjuandade, rappers e novas revelações do estilo Gumbé.


Salienta-se que esta iniciativa conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Bissau e o patrocínio dos Centros Culturais Brasileiro, Português e Franco-Bissau Guineense.