domingo, 10 de maio de 2015

Chuva

 "When the rain fall... it don't fall on one man's housetop. Remember that." Bob Marley


Ordidjanotando

Faz hoje uma semana que dei contrada com a minha primeira chuva na Guiné. A noite estava de luar que banhava toda a formosura de Kussilintra. De repente, chegaram numa só acentada as núvens e ventos. Afinal o vento machão, estava com uma vontade tamanha de dançar com a nuvem mais linda do baile na madrugada de ceu cinzento, prateado. 

A tenda, parte da loiça descartável, árvores, folhas secas, cinza da queimada do dia anterior, tudo, começou a voar. Olhamos uns para aos outros, sem uma palavra, começamos a tentar pegar as coisas que não voaram acompanhando os passos do vento e a nuvem. Sentindo as primeiras gotas da chuva, todo  o mundo fugiu para o carro.  

E depois sim, para lavar a poeirada do baile que durou madrugada à dentro, veio a carga da huva da minha terra. Chuveu bem uns 10 minutos! Foi magnífico! O cheiro da terra toda molhada abraçando a chuva, do rio se acasalando com a música da chuva, das pedras beijando a água, tudo era mágico.

Depois voltou quase tudo ao normal, menos a questão do colchão de camping molhado e a esplanada encharcada. Limpamos a mesa, recolocamos as cadeiras,as sombrinhas, os copos e pratos descartaveis. Sentamos como estavamos minutos antes da visita da chuva, a noite não voltou ao brilho que tinha mas a madrugada e o ambiente puro e harmonioso foi recuperado pela espitualidade da música do Bob! Jah Blees Guiné-Bissau!!!