domingo, 10 de maio de 2015

CUSTO DE ARROGÂNCIA E PROTAGONISMO PARA O POVO!



Por: Redacção (http://www.odemocratagb.com)

A história política deste país foi e continua a ser forjada no custo de arrogância e protagonismo. Os actores da vida pública nacional, ao longo da trajectória do nosso Estado, não fizeram mais nem menos que embarcar no comboio de intrigas inúteis. E querem que o martirizado povo esteja pronto a gritar “viva” a medida que o comboio avance. Ninguém duvida que este país apesar de enorme matéria-prima de que dispõe para se desenvolver numa década, permanece ainda refém de pessoas sem grande consciência do interesse público.

A banalização das frágeis instituições republicanas é cada vez insuportável aos olhos do cidadão comum, impaciente de assistir ao virar da página, desejoso de ver o seu país avançar no caminho da paz, da reconciliação, do trabalho, da investigação científica, da descoberta. Cada dia que passa em cima do sonho do cidadão comum guineense paira nuvem de incerteza alimentada por indivíduos que pensam deter a legitimidade de fazer e desfazer, de arrumar e desarrumar. As actuais tensões entre os detentores dos órgãos de soberania, constituem prova mais de que evidente de que a chamada “elite dirigente” nacional deste país está longe de perceber o sentido da democracia que é o equilíbrio e a partilha do poder.

Na democracia ninguém é detentor do poder absoluto. Na democracia não há lugar para intrigas. Um dos princípios básicos do jogo democrático reside na garantia da pluralidade de opiniões mas sempre na estreita observância das leis. A legalidade, alicerçada no culto de diálogo permanente desempenha as funções da coluna vertebral na saúde de qualquer democracia. Seria uma mera hipocrisia ignorar a crise institucional há meses instalada entre os dirigentes máximos do nosso Estado, nomeadamente Presidente da República José Mário Vaz, líder da Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassamá e Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira. Os últimos desenvolvimentos (através de chuva de comunicados) demonstram claramente o impasse patente que se vive neste momento.

Independentemente da explicação que se pode fazer aqui e acolá, aliás uns já têm vindo a evocar as lacunas constitucionais como fonte de tensões, o nosso entendimento é que esta República carece de homens de Estado comprometidos com o povo! Verdadeiros dirigentes de Estado recorrem sempre ao diálogo, diálogo franco e sincero, como arma para a resolução de qualquer que seja problema. Infelizmente, isto não tem sido caso até hoje. E como cantou o outro “fidju di guiné ossa mortu i medi bardadi”, é mais fácil ao dirigente guineense pegar em catana para destruir o adversário do que usar a inteligência e argumento para cavar o caminho do bem-estar colectivo.

O culto de “matchundadi,” associado ao protagonismo cego, está a destruir completamente a confiança e entendimento em construção e adiar mais uma vez a esperança de ver este país a dar um salto qualitativo no horizonte do progresso.

A verdade é que cada um desses protagonistas não consegue ultrapassar o seu perímetro de relacionamento e estender a mão para o diálogo. Em nome de orgulho e mesquinhez, cada um quer provar ao outro que é dotado de maior grau de inteligência ou ainda que possui maior dose de coragem. Esta é a forma como este país tem funcionado há mais de 40 anos!

As instituições em vez de serem verdadeiramente republicanas e máquinas de mudança social, limitaram-se em meros clubes de propagandas politiqueiras. Os detentores dos órgãos de soberania em vez de vestirem casacos de servidores de Estado sentem-se antes de mais proprietários desses mesmos órgãos. Este tipo de atitude terá dificuldade em florescer doravante porque a opinião pública, embora lentamente começa a madurecer-se. É bom que os nossos actuais dirigentes que, há menos de um ano, propagaram em todos os cantos do território o slogan de estabilidade, consensos nacionais, desenvolvimento e bem-estar para todos os filhos desta terra, saibam que o povo não está a dormir. Aliás, o próprio povo não tem razão nenhuma para estar a dormir. Deve tomar conta do seu destino colocado em totoloto.