segunda-feira, 15 de junho de 2015

Cidade Libre de Brasília




  Hernández,  Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e René González

(Programa transmitido pela TV Cidade Libre de Brasília, Canal 12 da NET, só DF, às segundas,às sete da manhã, às quartas, 19:30, e às quintas-feiras, às 13 horas)

Ele veio ao Brasil para agradecer a mobilização que o livrou de duas prisões perpétuas e mais 15 anos de encarceramento. Gerardo Hernández tinha apenas 27 anos quando, em 1995, juntamente com outros companheiros, embarcou numa ação altamente temerária: infiltrar-se nos meios anticastristas e da ultradireita da Flórida, dentro da maior potência do mundo, os Estados Unidos, para prevenir as ações terroristas contra o seu país. 


Naquele momento, Cuba, em pleno período especial seguido do colapso da União Soviética, havia sofrido 300 atentados a hotéis, museus e outros pontos turísticos, com 3.500 vítimas. O objetivo era bombardear aquela única fonte de divisa para que a ilha de Fidel também desmoronasse. 

Mas a história tomou outro rumo com o trabalho dos cinco heróis e a resistência dos cubanos e de seus amigos no exterior. Os atentados são coisas do passado e Cuba, 20 anos depois da odisseia de Hernández,  Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e René González, agora embarca numa nova era de paz, inclusão e progresso, no mesmo ritmo dos países irmãos progressistas da América Latina.

Para contar sua história, Gerardo Hernández conversou com FC Leite Filho e Beto Almeida, nesta edição especial do cafenapolitica.com.br, em parceria com a Fundação Leonel Brizola, do PDT, e a TV Cidade Livre de Brasília (Produção: Ricardo Viana;, Edição de imagens: Edevaldo Pereira da Silva; Fotografia: Rafael Machado).
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif