quarta-feira, 10 de junho de 2015

GUINÉ BISSAU: Um conto de vigário!


Por: Neusa Sanha
De hoje para hoje, aposto que nem o melhor Bibliotecário do mundo poderia encontrar o adjetivo certo, o proverbio ideal, a metáfora adequada para definir este País dos IDELFRIDES, de BA QUEKAS e muitos outros com poder (tanto poder!), que supera o limite do compreensível mesmo num contexto (...), o limite do aceitável mesmo num contexto (...), o limite do degerível mesmo num contexto (...).

Nada é serio naquele País desde um ponto de vista institucional! NADA MESMO!!! Nem o Governo, nem a Presidência da Republica, nem a Justiça, nem a própria Corrupção já em si é seria.

Desde o dia 1 da independência o País viu-se invadido e controlado por IDELFRIDES. Já morreram tantos deles (bem mortos, diga-se de passagem); e, ao mesmo tempo nasceram outros. Alias, por cada um deles que morre, nascem 3. E a saga continua. 

E para o cúmulo, nesta cavalgada histórica de «REBENTA KU GUINÉ», pior do que a versão dos IDELFRIDES que são cíclicos e pelo andar de tempo serão dizimados pelo furor da democracia, temos os MANSOS, uma versão letal do cancro da corrupção, encarnada pelos BÁS QUECUTÓS e companhia LDA. Para o nosso pesadelo, estes últimos são imortais e como tal, garantem a sobrevivência do sistema corrupto/maligno, instituído pelo único partido que tinha dotes (...) para faze-lo, PAIGC.

Se fosse parva, estaria aqui a gritar ao surdo do Primeiro-ministro para que em nome de alguma honra (ainda que tenha que inventar uma qualquer), demita o Sr. Idelfrides.
Bem, já vos disse, é o que faria se fosse parva, mas como não sou, não vou andar aos berros com um surdo. E, se utilizar uma linguagem de "surdo & mudo" para o fazer entender, ele de certeza vai ripostar: com que moral me pedes isso Neusa? 

Onde estavas quando o JOMAV ignorou a ética, ignorou a incompatibilidade, ignorou o bom servir e empossou o BRAIMA CAMARÁ como presidente da CCIAS, beneficiando claramente a promiscuidade entre política e negócios privados? 

Ele (DSP), de certeza que não vai conformar-se com a minha reposta de que nada pude fazer para evitar que o JOMAV caísse na desonra de empossar o Braima /BA QUECUTO. 

E, se porventura eu tentar chamar a atenção de que todas as decisões do JOMAV, sobre o seu patrono Braima foram preconcebidas no mesmo laboratório, onde militantes de PAIGC a ordens de Braima Camara, ajudaram-lhe vencer as primarias do PAIGC, de certeza que a mente hábil do DSP, há de lembrar de me perguntar, se sei quanto recebeu ele do bolo da venda dos Passaportes...

Este é o País dos IDELFRIDES. Enfim, um conto de vigário!