sábado, 6 de junho de 2015

Ditadura da cultura do Silêncio



Por onde andas???

No nosso bom crioulo seria (escreveria) o seguinte título: “ditadura di mukur-mukur”, isto, para caracterizar o momento político que se vive em Bissau, nas últimas 48 horas. Foi detido de forma surreal, um membro do governo, que por sinal, também é militante do partido no poder, PAIGC e, ninguém diz absolutamente, NADA! Em outros assuntos foram mais rápidos, mesmo estando no exterior. Continuemos!

O silêncio imposto, como todos sabemos, abre espaço, para o que colectivamente mais gostamos de fazer,  a saber: especulações, conjecturações e conspirações! “N’obi kuma…”, é a fala mais escutada e, dominou por completo a cena e o debate, politico-linguístico local. O poder judiciário, coadjuvado, pela cultura do silêncio político (tipicamente nosso, nestas situações), formaram o melhor ingrediente possível, para apimentar o tema da semana, nos almoços de quintais, bas di pé de mango, das nossas moransas!  

Quando pensei em escrever, mais uma vez um artigo com o título “porque viajas tanto…” contive-me num só fôlego, assaltou-me à memória logo, o efeito colateral provocado, pela versão primeira. Para o leitor que não sabe, há tempos escrevia aqui neste Blog, um post com esse título. Nessa altura, tive o cuidado, e chamei a atenção o fato da autora ser, a jornalista sénior da RR, Aura Miguel. E, foi o título escolhido para o livro dedicado às viagens, apontamentos e lembranças das coberturas feitas, nas deslocações oficiais do Sumo Pontífice, João Paulo II. Um Papa humanista, que também fez uma visita estórica à Guiné, não se importando em dormir num quarto simples, embora lhe tivessem preparado os melhores cómodos para descansar.   

Passado cerca de 4 anos, vejo que este título nunca esteve tão atual. Critica-se ferozmente, mais uma vez, uma ação governativa onde se tem, um Primeiro-ministro, que é “passageiro frequente”. Temos mais Milhas defendidas na nossa realidade governativa e executiva, do que por exemplo, os Quilómetros das estradas do nosso chão. Embora não tenha pachorra para contar e muito menos pesquisar sobre o assunto, muitos avançam que só neste semestre se aproximou à 3 dezenas, de viagens.

Prosseguindo, sabemos todos que, na ausência do PM, existe no governo, alguém que o substitui (Certo…?)! Ora, independentemente de quem seja o magnânime, a esta hora, devia no mínimo emitir uma nota (uma vez que ninguém ousa falar) sobre a detenção do SECC. Não se admite em parte alguma que 48 horas depois, ainda não se escutou, nada! NADA! 

Uma cultura do silêncio ditatorial assola o país. Já nem falo da solidariedade partidária, que nos antigamente se faziam sentir em momentos como este. Resumindo, este escândalo esta a tornar-se numa vergonha. Espero que na aparição pública do Presidente da República, na próxima segunda-feira, os jornalistas não se acanhem, e perguntem sobre o assunto. Assim, ao menos teremos uma reacção, do “árbitro” político.